domingo, 30 de janeiro de 2011

NOTICIAS DO SARAU - Janeiro/2011

Em 29 de janeiro de 2011 realizamos o primeiro SARAU DE PARAISÓPOLIS. Como forma de homenagem aos moradores da Comunidade, em sua maioria nordestinos, escolhemos como tema a Literatura de Cordel.


Foi realizada exposição de xilogravuras executadas pelos jovens do Programa Einstein na Comunidade, durante oficina orientada por PAULA GALASSO.





Abrimos a tarde com a apresentação de OSKAR GOLDMAN tocando AVE MARIA, de Bach.


Em seguinda foi apresentado o poema BROSOGÓ, MILITÃO E O DIABO, de Patativa do Assaré, pelos participantes da Oficina de Linguagem Poética.


Atores: Alice, Bruna, Camila (Bailarina), Camila (Hermione), Caroline, Christian, Daiana, Danilo, Gabriela, Jonathan, Lorrainny, Luis, Marcelo, Michael (Dudu), Priscila, Tamires, Welitania e Yanca.

Músicos: Robson, Oskar e Acácio

Direção: Miriam de Castilho
Assistente de Direção: Gleizieli
Produção: Roberto Cezzaretti


Como convidado especial tivemos a presença de MOREIRA DE ACOPIARA, poeta consagrado, nascido no Sitio Cantinho, município de Acopiada, sertão central do Ceará, onde viveu até os 20 anos, entre os trabalhos da roça e a leitura de livros de bons autores como Graciliano Ramos, Machado de Assis, Camões, Patativa do Assaré e a literatura de Cordel. É autor de vários folhetos e faz palestra sobre o tema. Transita pelo teatro, gravou CDs com poemas de sua autoria e tem trabalhos musicados e gravados por vários artistas. Em 2004 foi eleito para a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro. Tem vários livros editados, dentre eles Cordel em Arte e Versos, As Aventuras de Robinson Crusoé, Lampião e Padre Cícero Num Debate Inteligente e Rosinha e Alemão, entre outros.



Tivemos a participação de JUSSARA CARVALHO, poetiza e escritora da Comunidade, com seu poema "Paraisópolis".



Encerramos a noite com a apresentação da banda DAVI E A COSMO DUCK'S, com Davi Gomes (vocal e baixo), Diu Santos (bateria), Jamiel Santos (guitarra e violão) e Paulo Henrique - PH (percussão).





O Registro fotográfico foi realizado por RODRIGO CEZZARETTI.


Enfim... foi um final de tarde dos mais agradáveis, que vamos repetir em fevereiro, no encontro cujo tema será O AMOR, em suas mais diversas manifestações. E que venham mais poetas, músicos, atores, e todos os artistas que quiserem compartilhar conosco seus sonhos. Até lá...

Miriam de Castilho

3 comentários:

  1. Quero parabenizar a organização do evento, participei do evento me apresentando com a DAVI E A COSMO DUCKS, esse tipo de espaço e oportunidade precisa de mais apoio e deve acontecer mais vezes, fiquei muito feliz em participar, a mais de 20 anos sou morador da comunidade, sei que existem muitos talentos, artistas, músicos, atores, pessoas que tem muito a mostrar e dizer.
    Precisamos mostrar que há em Paraisópolis coisas boas.

    A boa música a arte e o lazer tem em si o poder de mudar qualquer realidade, de transformar a mentalidade dando as pessoas uma visão critica de suas realidades, abrindo assim a mente para a transformação pessoal.

    Jamiel Santos

    ResponderExcluir
  2. Nós agradecemos a oportunidade e a porta aberta,adorei as apresentações e ficamos felizes em poder apresentar o meu trabalho com a Cosmo Duck´s num espaço tão bacana.
    Vi as fotos, achei maravilhosas, e puderam transmitir um pouco do que foi esse evento tão fantastico para a comunidade que precisa tanto desses espaços.
    Temos ideias, musicas, letras e estamos dispostos, sempre que precisar.
    Estarei atento as datas e sempre que possivel, gostaria de participar dos eventos.

    Grande abraço.
    Davi Gomes, Cosmo Ducks

    ResponderExcluir
  3. Estive presente no 1º sarau de Paraisópolis e logo que cheguei, fiquei surpreso com a "Ave Maria" no violoncelo, executada pelo músico Oskar Goldman - o timbre grave criou uma atmosfera densa pro tema lírico, o qual, até este dia, só ouvira em arranjos mais leves. Caiu como uma luva ao abrir a encenação do poema "Brosogó, Militão e o Diabo", de Patativa do Assaré. A encenação estava impecável. Todo o elenco interpretou muito bem e não deixou por menos o ritmo que tal poesia exige. Dou crédito também ao violonista que fazia a trilha durante todo o espetáculo - como músico, confesso "isso não é fácil"!

    Logo em seguida, fomos agraciados com 5 pérolas de Moreira do Acopiara. Não conhecia seu trabalho, mas fiquei feliz em ouvir ao vivo tão belos poemas que nos fazem viajar para muitos lugares, desde aqueles mais longínquos da infância aos mais próximos da alma.

    O poema "Paraisópolis" da poetisa e escritora Jussara Carvalho, mesmo não sendo de cordel, nos mostrou as tristezas e belezas de quem vive e ama essa terra fértil de artistas.

    E por fim, a banda Davi e a Cosmo Duck's levantou a galera com três canções cheias de energia e muito bem executadas. Todos ali mandam muito bem!

    No próximo, com certeza, estarei por lá (aí)!

    Raffaele

    ResponderExcluir