sábado, 22 de janeiro de 2011

Literatura de Cordel é o tema escolhido para o 1º Sarau de Paraisópolis

A difusão da literatura, escritores e obras da comunidade são alguns dos objetivos desse projeto que começa dia 29 de janeiro
Entendendo a importância que a poesia, a literatura e as artes de maneira geral exercem no desenvolvimento humano, o PROGRAMA EINSTEIN NA COMUNIDADE DE PARAISÓPOLIS realizará o SARAU DE PARAISÓPOLIS.
 “O objetivo do Sarau é difundir obras literárias, poetas e escritores em geral, bem como os da comunidade de Paraisópolis, com a contribuição de outras linguagens como o teatro, a música,  artes plásticas, fotografia e outros recursos áudio-visuais, direcionada em especial aos jovens”, explica Miriam de Castilho, diretora artística do projeto.
A Estreia se dará no dia 29 de janeiro às 18 horas, nas dependências do Programa Einstein, na Rua Ernest Renan, 1068, Paraisópolis, São Paulo. A entrada é franca e qualquer pessoa pode participar, levando a sua poesia, sua música ou sua obra para apresentar no encontro. O projeto está programado para ser concretizado, inicialmente, durante 10 encontros mensais, de janeiro a outubro de 2010, no último sábado de cada mês. Esse primeiro encontro terá como tema LITERATURA DE CORDEL com a seguinte programação:
·         Apresentação de BROSOGÓ, MILITÃO E O DIABO, de Patativa do Assaré,          pelos jovens atendidos no Programa (Oficina de Linguagem Poética).
·         Apresentação do convidado MOREIRA DO ACOPIARA, cordelista consagrado, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
·         Abertura para participação de artistas e poetas da comunidade
·         Exposição de xilogravuras.
Vários nomes de peso foram confirmados para os encontros subsequentes. São eles: Glauco Mattoso (poeta), Binho (da Cooperifa e Sarau do Binho), Celia Gomes (Atriz / contadora de histórias) e Gaspar (da Banda Z'Africa Brasil).
“Trata-se de uma ação que vem dar continuidade e ampliar para a Comunidade as atividades desenvolvidas no Programa desde 2008, com jovens da comunidade de Paraisópolis, na Oficina de Linguagem Poética”, finaliza Miriam.
O SARAU DE PARAISÓPOLIS é um projeto que será realizado pelo PROGRAMA EINSTEIN NA COMUNIDADE DE PARAISÓPOLIS, com o apoio do Governo do estado de São Paulo -  Secretaria Estadual de Cultura, através de  recursos do Programa de Ação Cultural de 2010.

Um comentário: